A História da Praça David Ben-Gurion
A Vila Margarita surge no ano de 1954 com a urbanização da região. A área até então era uma chácara pertencente a um uruguaio. Ela é limitada ao sul pela Avenida Protásio Alves, a oeste pelo Beco do Franklin, ao norte acompanha o final da Rua Ibanez André Pithan Souza e Rua Irmão Inocêncio Luis e, finalmente a leste com a área de terras e mata nativa pertencente atualmente ao grupo Zaffari. Assim nasce a praça com esse empreendimento.
Apenas dez casas são construídas inicialmente na Rua José Leonardi. Aos poucos mais terrenos são comercializados e novas residências vão surgindo.
A praça situa-se nos limites internos das ruas Irmão Inocêncio Luis, Noel Rosa e Salvador Lo Pumo. Durante os anos 60 e 70 a praça era muito ocupada pela Escola Irmão Weibert, situada no limite sul da praça, especialmente nas atividades festivas da escola (era uma instituição assistencial totalmente gratuita mantida pelos Irmãos Maristas que prestaram uma imensa formação para as crianças da região).
A praça na época de sua criação abrigava um poço artesiano com um motor que abastecia de água o bairro. Um zelador, o Sr. Luiz de Souza morava no local e controlava o abastecimento de água para as residências. O poço funcionou até o início dos anos 70.
Neste mesmo período é construída na praça uma cancha de bocha que reunia os moradores do bairro e também de outros locais. Campeonatos de bochas muito concorridos eram realizados aos finais de semana. Era um grande ponto de encontro da comunidade. No mesmo período, um campo de futebol surge na praça, e ela era então ocupada diariamente pelos meninos e jovens do bairro.
"O bairro era extremamente seguro e tranquilo e a praça era seu coração. O cenário começa a modificar-se com o crescente aumento da população e surgimento de bairros vizinhos."
Um triste fato ocorre na região em 1972. Na Protásio Alves de fronte ao número 7200 ficava uma extensa área verde que abrigava um casarão centenário e histórico que havia servido de quartel e hospital para o General Bento Gonçalves-era um ponto turístico e de valorização do bairro.
Um dia, inesperadamente quando duas turmas da escola vão visita-lo, encontram-no no chão, totalmente destruído-um crime irreparável contra o patrimônio histórico gaúcho.
Ao lado do casarão destruído, uma das grandes construtoras à época ergue um grande empreendimento imobiliário e talvez como contrapartida, pelo impacto ambiental, instala na Praça da Vila Margarita alguns brinquedos, tais como: balanços, gangorras, escorregador e alguns bancos e reinaugura a praça nos anos 80, denominando-a David Ben Gurion, nome de um premier israelense.
Quem foi David Ben-Gurion
Ben-Gurion foi o líder de Israel durante a Guerra da Independência de Israel e tornou-se primeiro-ministro de Israel em 25 de Janeiro de 1948, um cargo que ocuparia até 1963, com a interrupção de 1953 - 1955
Tempos depois a placa com o nome do homenageado é furtada da praça. Com o passar dos anos, os senhores que jogavam bocha vão envelhecendo e morrendo; as crianças e jovens que jogavam bola crescendo e trabalhando e a partir dos anos 2000 a praça começa a ser pouco frequentada.
Temporais derrubam algumas árvores centenárias e a prefeitura faz apenas a capina e o corte de grama o que cada vez se torna menos frequente.
Em 2018 tem início um processo de retomada do espaço da praça pelos moradores, pois o mesmo se encontrava degradado e inseguro.
Um novo capítulo
2019: um grupo de moradores está liderando as ações na Praça David Ben Gurion para pleitear melhorias. Eles realizam reuniões com os vizinhos para exercer a cidadania e ouvir as prioridades, como segurança, instalação do passeio e revitalização da praça. Sempre buscam parceiros e desenvolvem ações para fortalecer o sentimento de pertencimento.
Parceria com a PUC-RS
A PUC-RS contemplou a praça David Ben Gurion como a primeira praça em Porto Alegre para exercitar suas potencialidades conjuntamente com o curso de arquitetura. Foi realizado um semestre de estudos e imersão na praça, com especialistas, professores e alunos do curso de arquitetura da PUC-RS.
Com o reconhecimento da PUC-RS, o grupo de moradores se sente ainda mais motivado a continuar trabalhando na melhoria da praça. Com a ajuda dos estudantes de arquitetura, são elaborados estudos para revitalização do espaço, levando em conta as necessidades e desejos dos moradores. " Os estudos entregues para Prefeitura de Porto Alegre".
Além disso, são realizadas atividades culturais e esportivas na praça, como shows, feiras do livro, jogos de futebol, campanhas de doação de alimentos, agasalhos e brinquedos, todos doados para a comunidade local. Isso atrai mais pessoas para o local e fortalece o sentimento de comunidade entre os moradores.
Com o tempo, a praça se torna um ponto de referência na região e é vista como um exemplo de como a participação cidadã pode transformar um espaço público. Outros grupos de moradores se inspiram no trabalho realizado ali e começam a tomar iniciativas.
Prefeito de Praça
Foi lançado o projeto Prefeito de Praça, um grandioso projeto que valoriza o espaço público e reforça os pilares que defendemos, uma política de governo com um olhar na relevância e importâcia de cuidar do espaço público. 2022 Lauro Leopoldo da Costa Silveira foi nomeado como prefeito da Praça David Ben Gurion.
Praça Premiada
No primeiro ano, a praça e seu prefeito já receberam uma distinção e prêmio como um dos melhores prefeitos de praça de Porto Alegre. Abril de 2023 a praça David Ben Gurion recebeu o passeio, revitalização da pracinha e academia. Seguiremos contando esta história ,trabalhando e renovando nosso compromisso de preservar e cuidar do espaço público.
"As informações históricas foram levantadas com o auxílio da Professora Doutora Conceição (moradora do bairro por mais de 70 anos e importante colaboradora das ações da praça)."